latex

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Jogar com a Matemática Dos Gênios





Coleção jogos com a historia: Dez matemáticos, dez quebra-cabeças, dez livros de bolso.
Cada livro contém informação sobre a vida e obra de um dos maiores matemáticos da humanidade, bem como a descrição e análise de um puzzle ( quebra-cabeça ), que é reproduzido em madeira e faz parte desta coleção.

Veremos que Arquimedes inventou um puzzle diabólico há mais de dois mil anos (Stomachion) ou que o Pentagrama, tão respeitado pelos pitagóricos, também era um jogo de tabuleiro. E ficaremos a saber que Conway desenvolveu uma teoria de jogos, que em África se pratica um complexo jogo aritmético há séculos e que o grande filósofo e matemático Leibniz promovia os jogos de tabuleiro asiáticos. Ou ainda que a teoria dos fractais de Mandelbrot está associada também a puzzles, como as Torres de Hanói, que o popular jogo dos 15 é um exercício de Teoria de Grupos e que Euler, há 300 anos, já estudava o percursor do Sudoku. E para além de falarmos sobre alguns dos jogos que os árabes introduziram na Europa há mais de mil anos.
Divirta-se e aprenda matemática com os jogos que desvendam o raciocínio de alguns dos maiores génios da História.

10 livros, 10 matemáticos, 10 puzzles para aprender e divertir-se:



John Conway + Ouri

Leibniz + GO 9x9

Mandelbrot + Torres de Hanói

Arquimedes + Stomachion

Pacioli + Anéis Chineses

Galois + Puzzle 15

Al-Karizmi + Alquerque

Euler + Hexágono Mágico


Em outras postagens irei falar um pouco sobre cada um dos 10 jogos e do seus criadores. E deixar os livros em PDF para serem baixado por todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...