latex

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Tales e Pitágoras + Pentalfa (Baixar)

O Pentalfa faz parte do primeiro livro da coleção jogos coma história: Dez matemáticos, dez quebra-cabeças, dez livros de bolso. Juntamente com a história de Teles e Pitágoras que são os primeiros indivíduos reconhecidos como matemáticos, a quem se atribui a paternidade de vários teoremas.
Tales nasceu em Mileto, na Ásia Menor. Acredita-se que, nas suas viagens, aprendeu Geometria com os egípcios e Astronomia com os babilónios. Todos aprendemos na escola o célebre Teorema de Tales, que diz respeito a uma proporcionalidade de comprimentos de segmentos, quando duas retas concorrentes são cortadas por duas retas paralelas.
Enquanto Tales estabeleceu alguns resultados basilares da Geometria, Pitágoras e os seus seguidores distinguiram-se mais no estudo dos números.
Pouco se sabe sobre a vida de Pitágoras. Contudo, acredita-se que nasceu por volta de 580 a.C. em Samos, uma ilha no mar Egeu. Após ter viajado, nomeadamente pelo Egito, regressou à sua terra natal e fundou uma escola. Os pitagóricos concentravam-se sobre quatro temas: a Aritmética, a Música, a Geometria e a Astronomia.
O Pentalfa é um puzzle para uma pessoa só e tem como objetivo a colocação de nove peças nas dez interseções de um pentagrama. As nove peças são colocadas à vez e devem obedecer às seguintes regras:
• Cada peça deve ir ao encontro de dois pontos, sendo o segundo, o seu destino final;
• Os dois pontos registados têm de estar alinhados e intercalados por um outro ponto;
• Apenas os pontos que são alcançados têm de estar livres. O ponto que está no meio dos dois pode, ou não, estar

Isso tudo e ainda mais estão presentes nesse PDF abaixo.

 Faça o download do livro em PDF no link abaixo:

Media Fire 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...