latex

sábado, 19 de maio de 2012

Baixar Liber Abaci, o livro do calculo (em português )

baixar
Liber Abaci (o Livro do Ábaco ou do Cálculo) foi escrito por Fibonacci (Leonardo de Pisa) em 1202, e foi baseado na aritmética e "Álgebra" que Fibonacci apreendeu durante as suas viagens pelo Mediterrâneo. Em 1228 o livro foi de novo publicado após uma revisão.

Foi muitas vezes imitado, ou mesmo copiado, servindo de modelo a praticamente todas as aritméticas comercias da época medieval e renascentista. Foi um dos primeiros a introduzir os numerais indo-árabes na Europa. O livro tem uma forte influência árabe.

O livro contém não apenas as regras para cálculo com os numerais indo-árabes, mas também  diversos problemas, que incluem questões, certamente muito úteis aos mercadores, como o cálculo de juros, conversões monetárias, medidas, e outro tipo de problemas que Fibonacci resolve recorrendo a diversos algoritmos e métodos, entre eles o método da falsa posição e a resolução de equações quadráticas.

A obra dominou o ensino da matemática das escolas mosteiros e das universidades europeias durante a Baixa Idade Média.

Está dividido em 15 capítulos, para mais informações faça o donwload do arquivo em pdf abaixo:

6 comentários:

  1. a matemática era algo como um monstro abominável, eu achava que nunca me daria bem nela. mas hoje vendo vários exemplos de homens que contribuíram de uma forma incrivelmente bela. hoje eu me fascino por este estudo profundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o grande problema da matemática no Brasil. Ela é vista como '' o bicho papão '' pois desde criança ouve-se falar que a matemática é uma matéria muito dificil e isso fica ''colado'' na mente antes mesmo da crianca conhecer a matematica. Poucos conseguem reverter esse quadro e ver realmente como a matemática é fascinante, espetacular...

      Excluir
  2. Meu Deus! Que site maravilhosíssimo!1 Sei que muitos concorrentes tentam exibir "alguns" livros mas, como neste eu nunca vi e/ou nunca mais verei!!! Não tenho como agradecer a vocês por todas estas oportunidades. Que Deus os abençoem e lhes dê um feliz e próspero 2013, para continuarem a nos ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Obrigadãooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Olá não consegui baixar, baixou apenas 9 paginas, é isso mesmo ??

    ResponderExcluir
  5. Não tem as páginas todas, mas é muito engraçado, torna a Matemática mais fácil.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...