latex

sábado, 25 de maio de 2013

Nicole d’ Oresme



Ao longo da história muitos matemáticos contribuíram para a construção e desenvolvimento dos conceitos, métodos e descobertas que hoje utilizamos e convivemos no nosso cotidiano.
Dentre eles iremos destaque Nicole Oresme (Nicole d’ Oresme) que foi considerado um gênio intelectual e provavelmente o pensador mais original do século XIV, sua data de nascimento não é muito precisa, alguns consideram que foi em1320 outros em 1323, seu falecimento ocorreu em 11 de julho de 1382.
Oresme além de matemático mostrava aptidão por diferentes áreas. Foi economista, físico, astrônomo, filósofo, psicólogo, musicólogo, astrólogo e teólogo. Sendo que como teólogo conseguiu assumir o posto de bispo de Lisieux, tradutor, conselheiro do rei Carlos V da França e um dos principais fundadores e divulgadores das ciências modernas.
Para estudar teologia e as artes liberais ingressou na universidade de Paris em 1340, onde mais tarde tornou-se professor e reitor desta mesma universidade. Já por volta de 1350 começou a se interessar pela matemática, em particular nas taxas de variação, como velocidade e aceleração. Nesse sentido ele foi o primeiro estudioso a apresentar gráficos de velocidade, em seu trabalho configurationibus, é importante destacar que essa foi considerada sua principal contribuição para a matemática. Entre tanto um texto do site Infopedia destaca que “No entanto, as técnicas algébricas e geométricas, ainda incipientes na altura, não permitiram que fosse mais longe neste estudo, sendo necessário esperar mais de 200 anos por Viète, Descartes e Fermat, que retomaram e desenvolveram ensaios naquelas áreas”.
Outra obra importante na sua carreira acadêmica foi Algoritmus Proportionum, em que utilizou a notação exponencial fracional e criou uma álgebra exponencial. Um de seus principais teoremas foi: teorema da divergência das séries harmônicas. 
Oresme foi um grande matemático que estudou diversas áreas, porém com os recursos da época ele não conseguiu provar suas descobertas, o que ocasionou o reconhecimento a outros estudiosos dos séculos posteriores, que conseguiram concluir as suas teses. Como exemplo podemos citar a descoberta da curvatura da luz através da refração atmosférica, onde o mérito foi dado a Robert Hook, outro que também levou o reconhecimento foi Galileu Galilei pelo teorema da velocidade média e pela lei da queda dos corpos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anuncios